24 de ago. de 2010

OLIMPÍADA DE JOGOS DIGITAIS E EDUCAÇÃO

PREZADOS


Apenas alunos do Ensino Médio e Fundamental (8º e 9º anos) da rede estadual de educação participam da Olimpíada.
A OJE é um projeto inovador que busca através de uma dinâmica de competição no mundo digital o aprimoramento dos processos de raciocínio, a produção de sentidos nos alunos e o estímulo ao trabalho coletivo e colaborativo dos participantes (que envolve alunos e professores), com o objetivo de motivá-los mais adequadamente para as atividades tipicamente escolares e instrumentalizá-los de maneira complementar na obtenção de melhores resultados curriculares. É um excelente aproveitamento educacional a partir de jogos digitais.
A OJE é promovida pelas Secretarias de Cultura e Educação do Rio de Janeiro e desenvolvida em parceria com o Porto Digital. Criada em 2008, o projeto cresce a cada ano e hoje está presente nos estados do Rio de Janeiro e Pernambuco.
A intenção da OJE não é substituir as escolas, mas sim ser uma ferramenta adicional para o ensino dos conteúdos escolares, sendo a diversão o principal ingrediente para motivar os alunos. Educadores acompanham de perto toda a criação e desenvolvimento do projeto para garantir a eficácia educacional do mesmo. A Olimpíada é completamente gratuita e os jogos podem ser acessados de qualquer computador com internet.
A seguir, as principais dúvidas:
Quem pode competir na OJE?
Apenas alunos do ensino médio e fundamental (8º e 9º Anos) da rede estadual de educação participam da Olimpíada. Outras pessoas podem usar alguns recursos de nosso site na Internet, mas não há nenhuma possibilidade de interação entre estes internautas e alunos da rede estadual.
Quanto custa para jogar?
Nada. O aluno não precisa pagar para jogar. O acesso aos jogos é gratuito e pode ser feito dos laboratórios de informática da escola ou de casa. O aluno pode jogar também nas Lan Houses mas os custos das horas gastas nestes locais não é de responsabilidade da OJE ou das Secretarias de Educação e de Cultura.
É seguro acessar da minha casa?
Sim. A Olimpíada é monitorada por uma equipe de especialistas em educação, tecnologia, design e comunicação com o objetivo de proporcionar ao aluno uma experiência inovadora, ao mesmo tempo divertida e educativa. Além disso, o risco de seu computador contrair um vírus a partir do site da OJE é praticamente ZERO.
É possível controlar o tempo de jogo do meu filho ou filha?
Sim. Na OJE o tempo de jogo é determinado por um sistema que limita o uso diário do ambiente virtual. Além disso, a orientação da família e dos professores contribui para a formação do jovem em termos de responsabilidade e disciplina de uso. É importante destacar ainda que na OJE, o jovem vai estar envolvido com conteúdos específicos para a sua faixa etária e nível escolar, supervisionado por um professor da escola onde estuda e monitorado por uma equipe de especialistas. Desta forma, mesmo com o limite técnico, quem determina o tempo de dedicação do jovem a essa atividade é o próprio aluno, o professor e a família. A idéia é fazer com que o tempo do aluno dedicado à internet seja aproveitado de forma positiva.
Por que a OJE foi criada?
Para ajudar na formação do estudante. Diversos estudos vêm apontando para os significativos impactos que os computadores têm tido sobre a aprendizagem das pessoas, especialmente dos jovens. É sabido também que a presença do entretenimento tem ocupado um espaço cada vez maior na vida das pessoas. Essa indústria do entretenimento (TV, internet, cinema, games, etc.) compete pelo tempo e pela atenção de jovens e adultos ávidos pelas inovações tecnológicas e digitais. Neste contexto, os idealizadores pensaram em um projeto que pudesse alinhar tecnologia, educação e entretenimento de uma forma saudável e produtiva.
Quem são essas pessoas da OJE que mandam e-mail para os meus filhos?
Estas pessoas fazem parte da equipe da OJE, formada por profissionais altamente capacitados e cuidadosamente selecionados. Adotamos uma política de relacionamento responsável, que preza pela privacidade dos alunos, por um atendimento rápido e eficiente e pelo respeito às características individuais de cada estudante, em especial os menores de idade.
Para maiores informações, envie um e-mail oje@educacao.rj.gov.br

HILTON GAMA EM PATY DO ALFERES

Finais do basquete masculino "A" em Paty do Alferes em agosto de 2009. O grupo é treinado pelo professor Antonio Augusto. (By Marta Rocha).

ALMANAQUE DA REDE

Belíssimo trabalho realizado pela professora de Língua Portuguesa, Jussiara.

COORDENAÇÃO DE TURNO

1º TURNO - ODILA
2º TURNO - KELLY
3º TURNO - ANTONIO